Parceria

IEFP colabora com Google e APDC para oferecer 3 mil certificados profissionais em Portugal

Os certificados destinam-se a desempregados inscritos nos centros de emprego. O objetivo é fomentar as competências digitais e contribuir para a empregabilidade.

A Google vai distribuir 3.000 certificados de formação online em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Associação Portuguesa de Desenvolvimento das Comunicações (APDC). Os cursos à escolha (de cerca de 120 horas cada um) são ministrados através da plataforma Coursera e são em quatro áreas distintas: Apoio Técnico de Tecnologias de Informação (TI), com 50% das vagas e ministrado em português, e Gestão de Projetos, Análise de Dados e Design da Experiência do Utilizador, com as restantes 50% de vagas e todos ministrados em inglês.
O IEFP e a APDC trabalharão em conjunto para selecionar 3.000 candidatos que terão acesso a um dos cursos e ao respetivos certificados, de acordo com as regras definidas: 50% das vagas destinam-se a mulheres e também 50% destas vagas devem ser ocupadas por pessoas residentes fora dos distritos de Lisboa e do Porto, fomentando assim a igualdade de género e potenciando o desenvolvimento de competências fora dos grandes centros urbanos.
Adicionalmente, o Google.org, braço filantrópico da Google, alocará mais de 200 certificados que serão distribuídos pela Fundação da Juventude, com o apoio da INCO, a pessoas em situação de exclusão e vulnerabilidade, em processo paralelo ao do IEFP com a APDC.
Aos candidatos não é exigida nenhuma formação ou experiência prévia, para além de terem o 12.º ano completo. Contudo, se a escolha for por um dos 3 cursos ministrados em inglês, o bom domínio desta língua é fundamental.
Por isso, se tem pelo menos o 12º ano completo, bom domínio do inglês para os cursos de 'Análise de Dados', 'Gestão de Projetos' e 'Design da Experiência do Utilizador', se está interessado em mudar de vida e se quer desenvolver um percurso profissional numa área tecnológica, essencial para todas as organizações, pode candidatar-se a esta formação.
O curso será efetuado na modalidade e-learning, adequando-se à sua disponibilidade. A título de exemplo, se dedicar 2h/dia (10h/semana) será concluído em 3 meses. Com a sua conclusão, obterá o respetivo certificado Google. O programa terá de estar obrigatoriamente terminado até 31 de dezembro 2021.
De forma a otimizar a utilização das licenças, não poderão ser permitidas interrupções superiores a 15 dias, pelo que, findo esse prazo, a licença será reatribuída a outr@ candidat@. O acesso gratuito às 3.000 vagas para formação será atribuído pela ordem de entrada das candidaturas, respeitando o critério: 1 candidato género masculino e 1 candidato género feminino, bem como o número de vagas para cada curso.
As candidaturas estão abertas até dia 7 de maio.

Para saber mais clique aqui

Para se candidatar clique aqui